terça-feira, 8 de março de 2011

O Discurso do Rei

BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL
Título Original: The King´s Speech
Gênero: Drama
Ano: 2010
Atores de Destaque: Colin Firth, Geoffrey Rush

Vencedor das principais categorias do Oscar 2011.


O filme (de época) conta a história de uma parte da vida do Rei George VI (pai da atual rainha da Inglaterra, Elisabeth II), gago desde a infância. A trama é desenvolvida algum tempo antes da Segunda Guerra Mundial, período em que George assume a coroa a contragosto, após seu irmão ter abdicado do trono inglês por conta de uma paixão proibida.

Após várias tentativas de curar sua gagueira, e estando George a um passo de desistir, sua mulher procura um profissional na área, Lionel (Geofrey Rush) ,o qual tem métodos um tanto quanto "engraçados" para tratar o problema (alguns exemplos no Trailer acima).

O filme todo é baseado na gagueria do futuro rei, o que deixaria o mesmo extremamente entediante, não fosse pelos momentos em que situações suavemente cômicas dão uma certa quebra no ritmo do tédio.

O ponto do filme é o discurso final, em rádio, ao vivo, na qual o rei se dirige à todos para anunciar o início da Segunda Guerra Mundial. Juntamente com isto, a amizade criada com seu "doutor", a qual perdura até o final.

Jamais tiraria os créditos adquiridos por Colin Firth nos quesitos da qualidade de melhor ator, pois é ele quem dá sentido ao filme (pelo menos ao que a obra se propõe). O restante, com exceção do figurino, que remete às épocas iniciais de 1900, e da parte cômica imposta pela gagueira e seu tratamento, além de não merecer nem mesmo nomeação ao Oscar, torna o filme extremamente chato.

Nos quesitos de relevância para o gênero, minha avaliação fica assim:
- Drama: 6
- Enredo: 7

Recomendo este filme para quem quer ter uma aulinha de história inglesa e dar algumas risadas com um humor "light". De resto, não vejo muito mais a recomendar.

Como comentário final, vale informar: o Oscar foi formulado para a nata artística e para os críticos. Portanto, não há do que reclamar: Titanic não foi vencedor por que agradou a milhões de pessoas, mas por que agradou aos críticos nos quesitos de relevância.

Minha nota final para este filme é 6,5.


Nenhum comentário:

Postar um comentário