segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

127 Horas

BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL
Título Original: 127 Hours
Gênero: Drama
Ano: 2010
Ator de Destaque: James Franco

Do diretor vencedor do Oscar por "Quem Quer Ser Um Milionário?"


Aron Ralston (interpretado por James Franco) é um jovem aventureiro dono do próprio nariz que resolve gastar um pouco de energia em um cânion isolado de Utah. Sem avisar ninguém sobre seu destino, parte em uma sexta-feira em busca de adrenalina no final de semana, somente com uma bicicleta e mochila nas costas.

Ao se dar mal em uma fenda, uma enorme rocha cai sobre ele, prendendo seu braço. A partir daí, começa a luta por sobrevivência, tendo à disposição somente meio cantil de água, algumas cordas, um canivete sem fio e uma câmera.

À medida que Aron percebe que o socorro não virá, começa a registrar a situação em sua câmera, com direito à mensagens de despedida aos pais e familiares.

Após o 5º dia, sem água ou qualquer outro alimento que seja (inclusive tentou beber da própria urina) e sem mais nenhuma expectativa de sobrevivência, em meio a alucinações e devaneios, Aron decide que precisa fazer a única coisa possível de lhe dar uma chance de sobrevivência: arrancar o próprio braço.

Diga-se de passagem que esta parte causou grande impacto nos cinemas dos EUA, considerando que muitas pessoas desmaiaram ou passaram mal perante às cenas de autodilaceração (menos pessoal, bem menos...).

Com base nos quesitos de relevância para o gênero, minha avaliação fica assim:
- Drama: 10
- Enredo: 9
- Suspense: 8

Como observação apropriada e visando não assustar o público com a única cena em que dá nó no estômago, filmes "a la Jogos Mortais" impactam de formas bem mais agressivas que a dramatizada, porém, há de se convir que a situação em questão ocorreu de fato, o que deve ser levando em conta neste caso.

A dramatização envolve tanto o espectador que, mesmo antecipando os últimos acontecimentos, é impossível deixar de se emocionar com o resultado final.

Observação: a direção de produção esqueceu que em 5 dias a barba de Aron devia ter crescido, porém está sempre bem feitinha ao longo de todo o filme.

Minha nota final para este filme é 9,0.


Nenhum comentário:

Postar um comentário