sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Origem

Título Original: Inception
Gênero: Ação/Ficção
Ano: 2010
Ator de Destaque: Leonardo DiCaprio
Direção: Crhistopher Nolan


Imagine-se caindo do alto de um prédio e, ao chegar no chão, você levanta da cama em um susto repentino, acordando do pesadelo. Logo em seguida você escuta passos e alguns ruídos na sala, levanta e vai averiguar: dá de cara com um intruso que lhe desfere um tiro na cabeça e, pásmem, você novamente acorda assustado na cama!

E será que você não está sonhando ainda? Pois a ideia principal de "Inception" é trabalhar essas camadas de sonhos inseridos uns dentro dos outros, misturando ação, conspirações, ambientes fantásticos e muita adrenalina.

Agora, além disso tudo, imagine poder conectar mais pessoas que estão dormindo também no mesmo sonho que você e interagir como que se estivesse em um ambiente real. Fantástico, não é mesmo? Don Cobb (DiCaprio) é um mestre na arte de roubar informações valiosas que estão escondidas no subconsciente dos alvos e utiliza o período do sono para a extração destas informações, momento em que a mente deixa o subconsciente mais suscetível à estas operações, pois o cérebro vira uma caixinha de surpresas aberta, dando margem à sugestões externas (princípio da hipnose) e distorções da realidade.

Tudo isso é muito bonitinho para extrair informações do subconsciente, mas a trama abrange o oposto: a inserção de uma ideia no subconsciente de outra pessoa.

Forçado por um sequestrador à executar uma missão de inserção em um rival, Cobb reune uma equipe para executar a operação. Com o sucesso, o sequestrador oferece a Cobb a liberdade das perseguições que sofre pelo governo americano, por conta da acusação de assassinato da própria esposa, o que o impede de ver os filhos.

Outra ideia que é passada no filme é que quando sonhamos o tempo dentro do sonho é mais longo que o tempo real, logo, a cada camada de sonho, o tempo fica mais distorcido e o subconsciente fica mais suscetível, o que leva os personagens à necessidade de entrar em várias camadas de sonhos para implantar a ideia sugerida no alvo, situação esta que deixa o filme mais interessante à cada camada de sonho.

Nos quesitos de importância para o gênero, minha avaliação fica assim:
- Ação: 10
- Tensão: 8
- Efeitos: 10
- Trama: 10
- Ficção: 10

Com certeza recomendo este filme à todos, pois a trama é perfeita, os efeitos são incríveis e a dose de ação combinada com o curto prazo disponível para execução da operação elevam a tensão e a ansiedade em saber o que virá logo a seguir.

Só não vá assistir este filme se estiver a fim de ver "realidade". Para isso, assista os noticiários. ;)

Minha nota final para este filme é 9,7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário