segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O Último Exorcismo

Título Original: The Last Exorcism
Gênero: Suspense/Terror
Ano: 2010


Também seguindo a linha "camera on hand", este filme promete um ótimo suspense e terrorismo audiovisual em algumas cenas de gelar os ossos.

O reverendo Cotton é um descrente em relação à autenticidade dos exorcismos, até por que ele mesmo já praticou dezenas deles e, segundo afirma, são falsos. Ele apenas planta na pessoa a "ideia" de que tirou um demônio dela (alguns truques visuais são utilizados para dramatizar e dar um efeito impactante no falso exorcismo). Cotton resolve abrir os segredos à uma equipe que prepara um documentário sobre o assunto, e resolve acompanhá-lo em uma sessão.

Ao encontrar Nell, cujo pai acredita estar possuída, as coisas mudam de figura. Com ela, o falso exorcismo somente dá uma sensação igualmente falsa de que cumpriu sua tarefa.

Nesse ponto já rolou uns 45 minutos só de lero-lero. Aí o filme começa de verdade. A partir deste ponto você não sabe mais dizer se Nell realmente está possuída, se já esteve alguma vez, ou se é tudo armação dela.

À medida que o filme vai se encaminhando para o final, a fim de justificar algumas cenas e situações, o roteirista simplesmente se perde na seriedade que até então estava sendo imposta à dramatização. E aí cai a casa, né...

Com base nos quesitos de relevância para o gênero, minha avaliação fica assim:
Suspense: 7
Terror: 8
Trama: 7
Efeitos: 4

Aconselho só pra quem gosta do tema, adiantando que uma cena específica do filme dá um "cagaço" de verdade, ou seja, esteja com os nervos em ordem!

Minha nota final para este filme é 7,8.


Nenhum comentário:

Postar um comentário