sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Irreversível

Título Original: Irreversible
Gênero: Thriller/Drama
Ano: 2002


Punk, underground, chocante e tenso são palavras que definem bem este filme francês que promete chocar pelas cenas de violência explícita que se tornaram a marca registrada da obra.

Os amigos Marcus e Pierre vão atrás do estuprador da namorada de Marcus (que é antiga namorada de Pierre). O resumo mais simples do filme é esse: a busca desenfreada por vingança pelo estupro de Alex (pronuncia-se Álex), a namorada.

Seria um filme completamente sem graça e sem inteligência de desenvoltura, não fosse pela criativa estratégia adotada na confecção das cenas, além da sonoplastia que se adaptou perfeitamente à tensão de cada uma delas. O filme, literalmente, roda de trás para frente. Ou seja, ao começar a assistir o filme, você já sabe o final. A câmera sempre "viajando" no início do filme, inclina a interpretação da tensão para o lado sombrio da noite, como que se o telespectador estivesse alucinado.

Digamos que o choque da violência proposta pelos autores você já adquire nos primeiros 20 minutos de filme, quando Pierre esfacela energicamente o rosto do estuprador com um extintor de incêndio em uma boate gay lotada. Posteriormente, uma cena de quase 10 minutos relata o estupro que originou o final (ou início?) do filme.

Atuações excelentes, sonoplastia de dar zonzeira, jogadas de câmera interessantes e dramatização tensa até o pós-estupro. O ponto fraco fica por conta da última meia hora que, basicamente, trata-se da introdução. Logo, o último terço do filme denigre a proposta original: chocar. Mas reparem: me refiro ao último terço, pois o restante faz por merecer.

Como observação interessante, após ter assistido todo o filme (e haja paciência para a última meia hora), você começa a montá-lo de trás pra frente. Acredito que, originalmente, o filme tenha sido pensado "e filmado" de frente pra trás e, posteriormente, surgiu a ideia de fazer essa jogada de remontá-lo de trás para frente.

Com base nos quesitos de relevância para o gênero, minha avaliação fica assim:
- Drama: 8
- Suspense: 9
- Tensão: 10

Ponto 1: tenha estômago forte para a cena do extintor; ponto 2: tenha estômago forte para a cena de estupro; ponto 3: tenha paciência para assitir até o final.

Minha nota final para este filme é 9,2.


Um comentário: