sábado, 12 de fevereiro de 2011

O Caçador de Trolls

Título Original: Trolljegeren
Gênero: Aventura/Ficção/Suspense
Ano: 2010

Trailer Oficial (legenda em inglês): http://www.youtube.com/watch?v=TLEo7H9tqSM

Ultimamente estão fazendo sucesso os filmes "a la Bruxa de Blair", na qual um grupo de jovens sai por aí com uma câmera ligada e o filme todo se passa na visão desta câmera.

Neste filme norueguês, um grupo de estudantes, nestas condições, vai à uma província no norte da Noruega para fazer um documentário. Lá encontram um ex-fuzileiro que sai em direção à floresta toda noite e volta só ao raiar do dia. Decididos a obter uma entrevista com ele, os jovens começam a persegui-lo na madrugada floresta adentro e o que descobrem é tão incrível e assustador quanto eles poderiam imaginar: trata-se de um caçador de Trolls, criaturas antropomórficas do folclore escandinavo.

A partir daí, decidem que o documentário irá se tratar da exposição televisiva destas criaturas impressionantes, provando de uma vez por todas ao mundo que os Trolls existem e que sua invisibilidade ao público se dá à negação do governo norueguês em admitir tal existência e encobrimento dos fatos referentes à suas aparições ou estragos causados por eles. O que eles não imaginam é o perigo que correm nesta jornada, mesmo tendo um especialista no assunto ao seu lado.

Por ser um filme norueguês, possivelmente terá pouca divulgação no Brasil. Destaque para os efeitos especiais que tornaram as criaturas bem realistas, apesar de não existir um perfil de comparação. Ponto também para a inovação no tratamento da ideia da "camera on hands", gerando um suspense diferente de "Bruxa de Blair" ou "REC".

Considerando os quesitos de relevância para o gênero, minha avaliação fica assim:
- Aventura: 9
- Suspense: 8
- Ficção: 8
- Tensão: 8
- Trama: 5
- Efeitos Especiais: 7

Indico este filme para quem tem curiosidade de ver como seria um Troll e suas variações estruturais (alguns chegam a apresentar 100 metros de altura no filme). A fantasia do filme impulsiona à imaginar como seria a existência dessas criaturas.

Como comentário à parte, fica minha indignação com relação à tentativa dos produtores à iludir o público que trata-se de uma história real.

Minha nota final para este filme é 8,3.


Nenhum comentário:

Postar um comentário